terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Histórico do Município de Bequimão Maranhão



Os indígenas foram os primeiros habitantes do pequeno povoado que eles denominaram de Cabeceira, por se encontrar na cabeceira do Rio Itapetininga. 

O segundo nome da cidade foi Santo Antônio e Almas, na condição de distrito criado pela Lei Estadual nº 801, de 22 de abril de 1918. 

O povo organizou um movimento popular com o auxílio do Capitão José Mariano de Castro e do Sr. Holfenio João Cantanhede, obtendo assim uma nova denominação: Godofredo Viana, baseada no Decreto Estadual de 31 de dezembro de 1923. 

Em 1930, por questões políticas, recebeu o nome definitivo de Bequimão, o qual conserva até hoje. 

Perdeu a categoria de município, passando a integrar o de Alcântara. 

Somente em 19 de Junho de 1935, por Decreto Lei nº 855 do então interventor federal Capitão Antônio Martins de Almeida, Bequimão foi restaurado novamente à condição de município e elevado à categoria de cidade em abril de 1938.


O primeiro Prefeito, a partir desse ano, foi o Capitão José Mariano Gomes de Castro, seguido por João Francisco da Costa Almeida, Felix dos Santos Castro, Eduardo Sá Mendes, João Bastos Tavares, Manuel Fernandes Pinheiro, Atanázio Bouéres, Raimundo Magalhães Ramalho, Aniceto Cantanhede, José Pereira Damasceno, Alcides de Castro Boueres, Juares Pereira Damasceno, Camilo Lelis Pinheiro, João Batista Cantanhede Martins (2º mandato), Vivaldo Lemos Paixão, Dr. Leonardo Cantanhede (2º mandato), João Batista Cantanhede Martins (3º mandato)...

Veja também:

Quem foi Bequimão (Manuel Beckman)?




Nenhum comentário:

Postar um comentário